quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Google = sinônimo de buscador?



A grande maioria dos internautas (e eu me incluo nesse meio) associa a palavra busca quase como sinônimo de Google, como se o Google fosse o único serviço eficiente no setor.

Embora, nas buscas tradicionais, o Google seja, de fato (disparado) o maior serviço de buscas, existem outras empresas que, através de uma estratégia bem posicionada, conseguem se diferenciar do Gigante das Buscas, oferecendo maneiras alternativas de trazer bons resultados.

Uma pesquisa pelo site www.olhardigital.com.br nos permite conhecer três destes sites.

O X-Marks, traz resultados, não pelas palavras digitadas, mas sim pela relevância e pela categoria dos site, por exemplo: ao digitar www.uol.com.br você não terá sites semelhantes à palavra Uol (ball, basquetebol, por ex – como o Google costuma apresentar), mas sim sites da mesma categoria, e com conteúdos semelhantes, como por exemplo o Terra, a Globo.com, dentre outros, resultados esses que, para o Google seriam impossíveis de aparecer.

Outro exemplo é o Ensembli, site onde você se cadastra, e faz a sua busca, de modo que, novos sites incluídos com aquelas palavras chave, apareçam na tua página inicial sempre que eles surgirem (como um Feed).

Um último exemplo, é a busca do Twitter, que permite resultados em tempo real, enquanto que a busca do Google (e da maioria dos buscadores) traz somente os sites que já estão indexados pelo robot da empresa, indexação essa que pode demorar vários dias.

Resumo feito por Everton do N. Siqueira, publicado originalmente no Jornal A Gazeta Notícias, dia 22 de outubro de 2009.

Fonte: www.olhardigital.com.br (o vídeo acima)

2 comentários:

  1. ehh, mas pensa em pesquisa na internet so lembro do google, ashusahsa ^^
    mas o bing é legal
    eu gosto dele ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu sei duma coisa, eu sou viciada no Google, até pra olhar telefone eu olho na lista telefonica do google.

    E se voce, garoto bobo, ficar comentando essas coisas no meu blog eu serei obrigada a publicar seus comentários, SÃO MUITO BONS.

    shausha Beijo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails