quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que é Spam?

Talvez muitos não saibam o que é spam, outros sabem, mas não dão a devida importância.

Spam são mensagens não solicitadas (lixo eletrônico).

Aquelas mensagens que você recebe sem pedir, e que não te serve de nada.

Um dos tipos de spam conhecidos são as mensagens catastróficas, ou apocalípticas, com histórias assustadoras. Muitos, por ignorância e por medo, acabam repassando a mensagem e contribuindo com esse crime digital. Um bom exemplo é uma famosa mensagem que circulou (ainda circula) na internet, alertando sobre uma cartilha americana mostrava no mapa o Estado do Amazonas como território americano. Convém lembrar que essa cartilha NÃO EXISTE, isso tudo é história inventada por “Teorias da Conspiração” com o propósito de gerar spam, já que muitos acreditam em tudo que lêem e acabam repassando como se fosse uma verdade, sem ao menos investigar sobre o assunto.

Outro tipo famoso de spam são as correntes que prometem “renda extra” ou novas oportunidades milagrosas de emprego. Geralmente, trazem links, para você “iniciar seu negócio”, para tanto, você precisa, antes de tudo, adquirir (pagando) um “Manual” para aprender a fazer esse suposto negócio.

Outro tipo de spam de corrente, muito comum, são as correntes supersticiosas: “Repasse esse e-mail para vinte pessoas num prazo de uma hora, e você irá conhecer o amor da sua vida”. Outros ainda assustam as pessoas, prometendo maldições para quem não repassar o e-mail adiante. Essas maldições vem em forma de testemunhos bizarros e ridículos (mas que infelizmente ganham a credibilidade de muitos): “Dona Maria recebeu este e-mail, não repassou, e em dois dias foi atropelada e amputou as pernas - Dona Joana recebeu, passou adiante e em uma semana ganhou na Mega Sena”. Parece piada, mas muita gente acredita, pois até eu mesmo recebo, as vezes, estas correntes de pessoas próximas a mim.

Outro tipo, talvez o mai perigoso, são e-mails que fingem ser de empresas e tratam-se na verdade de Estelionatos Virtuais. Exemplo: “Você recebe um e-mail dizendo ser do Banco do Brasil, alertando problemas na sua conta, para resolver o problema, você é convidado a clicar num link, e entrar com o número de sua conta e com sua senha – Pois bem, este link, na verdade, redireciona a uma página idêntica ao site do banco, porém, por se tratar de um site falso, digitando sua senha você estará dando de bandeja o número de sua conta, e a senha do seu cartão. Esse tipo de e-mail enganava tantas pessoas que várias empresas (principalmente bancos) começaram a avisar seus clientes deste tipo de estelionato e como se prevenir dos mesmos.

Infelizmente o spam domina a internet, pesquisas recentes afirmam que 90% do tráfego de e-mails hoje, é composto de spams.

Hoje, o spam causa um prejuízo de 50 bilhões de dólares ao ano, gasto esse calculado com o tempo que os funcionários gastam para limpar o e-mail das empresas, bem como gastos com energia elétrica utilizados para enviar esses e-mails, etc.

Para os que estão preocupados com o meio-ambiente, um dado ainda mais alarmante, Segundo relatório da McAfee, cada spam enviado consome aproximadamente 0,3 gramas de dióxido de carbono.Parece pouco, o equivalente a andar de carro por um metro, mas se multiplicar essa quantidade pela quantidade de spam produzido no período de um ano (62 trilhões por ano), seria como dar a volta na Terra 1,6 milhões de vezes. Para o efeito estufa, isso seria o mesmo que 3,1 milhões de automóveis consumindo 7,6 bilhões de litros de gasolina.

Percebendo agora, o quanto o spam é prejudicial para as empresas, para a economia, e também para o meio ambiente, precisamos nos conscientizar. Na próxima semana, trarei algumas dicas de segurança e de prevenção contra essa praga virtual chamada spam.

Artigo publicado originalmente no Jornal A Gazeta Notícias, dia 17 de setembro de 2009.

Everton do N. Siqueira

A continuação deste artigo pode ser lida aqui

Um comentário:

  1. spam é uma coisa chata mesmo hein, o gmail sempre ta cheio... enlarge your penis e você ganhou 300000 reais do nada! normaaal...
    agora corrente é pior ainda :S nao repasso meessmo, só se for engracada
    dai nao é corrente neh ;p

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails