sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que é o Twitter?

Muitos já devem ter ouvido falar, mas não conhecem, outros, não conseguiram ninguém capaz de explicar o que é, afinal de contas, esse Twitter.

Twitter, para aqueles que já possuem noções básicas da Web, seria quase uma mistura de Msn, blog e orkut. Na verdade, trata-se de uma ferramenta de micro-blogagem, uma rede-social que permite a seus usuários enviar mensagens, bem como saber o que está acontecendo em qualquer parte do mundo, tudo em tempo real.

Para explicar àqueles que não possuem um domínio das noções básicas da Web, vou utilizar a metáfora do e-book “Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter”: “O Twitter é como o seu bar favorito funcionando dia e noite: a hora que você aparecer encontrará alguns frequentadores habituais e mais outras pessoas relacionadas a eles. Você poderá ficar para um dedo de prosa durante um intervalo no trabalho ou passar horas interagindo e trocando idéias.

O orkut é uma das ferramentas mais conhecidas no Brasil, porém, seu uso banalizou-se, seja com o envio de correntes, ou de mensagens sem nexo, seja com pessoas querendo “add” qualquer pessoa que aparece pela frente. Além disso, o Orkut, para a grande maioria, se tornou um espaço fútil para exibir fotos e receber elogios forçados.

Já no Twitter, existem duas listas, uma de pessoas que você segue “following” (você recebe as mensagens deles em tempo real), e uma lista de pessoas que te seguem “followers” (pessoas que recebem as suas mensagens em tempo real). Assim, uma pessoa famosa, como, por exemplo, Rubinho Barrichello (@rubarrichello), possui cerca de 160 mil seguidores (followers) enquanto está seguindo apenas 78 (recebe as mensagens dessas 78, embora mais de 160 mil recebam as tuas).

Isso se aproxima mais do que acontece no mundo real.No mundo real, nem todos que você conhece te conhecem e vice-versa...Certamente você, leitor, conhece o Nelson Piquet (@NelsonPiquet), Luciano Hulk(@huckluciano) e Maurício de Souza (@mauriciodesousa) (todos eles tem Twitter) mas provavelmente, eles não te conhecem, como também não conhecem a mim.

No Twitter, para evitar mensagens longas, e cansativas (isso torna-se extremamente importante quando a pessoa segue muita gente, e precisa arranjar tempo para ler tudo) existe um limite de caracteres que podem ser colocados numa mesma postagem (twittada).Esse valor é de 140, já que, muitas pessoas utilizam-se do celular para a postagem de suas mensagens. Como no celular, um torpedo tem o limite de 160 caracteres, os criadores do Twitter diminuíram em 20 (20 caracteres para digitar o destinatário (caso haja) da mensagem que será enviada).

Além das pessoas físicas, hoje (e aqui entra a parte que mais me interessa) muitas empresas também se utilizam do Twitter, por ser um serviço grátis, e de comunicação instantânea. Imagine que um comerciante do varejo (dono de uma padaria por exemplo) resolve fazer uma promoção “Somente nesta sexta-feira – leve 2, pague 1”, ao invés de imprimir panfletos e distribui-los (vale lembrar a dificuldade de entregar os panfletos para as pessoas certas e a tempo), bastaria entrar no Twitter e enviar a sua twittada, e automaticamente, todos os clientes que seguem sua empresa (followers – provavelmente aqueles que já admiram sua empresa, seus serviços e/ou seus produtos), recebem esta promoção. Caso o computador esteja com problema, isso pode ser feito via celular. E isso não vale apenas para pequenas e médias empresas, recentemente a Suzuki anunciou que lancará seu próximo modelo de veículo pelo Twitter.

Eu poderia escrever mais sobre as vantagens de se usar o twitter, talvez nem mesmo todo esse jornal fosse suficiente para abordar todas. Para finalizar, deixo um convite aberto a todos que leram esta mensagem:

Criem sua conta no site www.twitter.com e me sigam : @everton2040

Recomendo também mais duas pessoas daqui de Itapeva, que me ajudaram no texto, e que também podem ajudar os itapevenses a entender melhor o serviço : Fábio - (@fabioalm) e Xavier (@marcosxaviergil).

Caso se interessem em saber mais, fiquem a vontade para nos perguntar nos endereços acima.

Everton do N. Siqueira é estudante de Marketing. - everton2040@hotmail.com

Artigo publicado originalmente no jornal A Gazeta Notícias, 03 de setembro de 2009,Folha II, página 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails