terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dicas para evitar spam

Dando continuidade ao artigo publicado semana passada (O que é spam?), trago algumas dicas para aqueles que constantemente utilizam-se de e-mails, tanto para fins profissionais, como para fins particulares.

Este artigo, longe de querer esgotar o assunto, quer apenas orientar para algumas propostas práticas de conscientização, para que possamos tornar o ambiente virtual mais agradável:

  • Ao receber um e-mail, verifique sempre os links antes de clicar, geralmente os vírus ou links maliciosos estão “disfarçados”; no e-mail aparece um link, mas ao clicar abre-se outra página totalmente diferente. Na dúvida, passe o mouse sobre o link (SEM CLICAR) e verifique se o endereço que aparece na parte esquerda da barra de status (parte inferior da tela) é o mesmo que aparece na mensagem. Caso seja diferente, delete imediatamente o e-mail, não repasse a ninguém e, se possível, avise o seu provedor.

  • Algumas pessoas podem perguntar: “Mas foi uma pessoa muito querida que mandou o e-mail, sei que ela não me mandaria um vírus, posso então clicar em todos links que ela me manda?”Não. Muitos dos vírus recebidos por e-mail, quando infectam um computador, fazem com que esse e-mail seja repassado a todos os e-mails de sua lista de contatos, assim você acha que teu amigo lhe enviou um e-mail, mas na verdade ele é uma vítima, repassando o vírus automaticamente a você.

  • Ao repassar um e-mail que você tenha gostado, apague todo o histórico das pessoas que já receberam o e-mail. Não faça como alguns que simplesmente clicam em “Redirecionar” e daí mandam com o título: “FW: assunto” com aquele monte de endereços, e somente no final o conteúdo em si. Outro dia, recebi um e-mail que continha mais ou menos 400 endereços antes do conteúdo. Precisei baixar a barra de rolagem umas 8 vezes até chegar no teor da mensagem, TOTALMENTE IRRITANTE! Imagine ainda se uma dessas 400 pessoas seja uma pessoa má intencionada ou que algum criador de vírus ou spammer tenha acesso a essa lista? – Parabéns, você acaba de contribuir com um mercado criminoso que movimenta bilhões de dólares anualmente.

Claro que, além destas dicas, existem muitas outras que poderiam ser dadas , àqueles que quiserem ler mais sobre o assunto, recomendo, além do nosso blog (Pandemia Digital), dois sites de especialistas que trabalham com segurança, onde podem ser encontradas várias outras informações sobre vírus, e dicas para uma boa navegação.

www.olhardigital.com.br

www.invasao.com.br

Everton do N. Siqueira - (Twitter: @everton2040)

Artigo publicado originalmente no Jornal A Gazeta Notícias, dia 24 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails